O reitor José María Mejía e o coordenador de Relações Internacionais, Juan Arroyale, da Universidade CES, da Colômbia, visitaram a Fiocruz no último dia 24 de abril. Os visitantes foram recebidos no Cris pela Coordenadora de Pós-graduação da Vice Presidência de Ensino, Cristina Guilam, com a presença de representantes do IOC. O objetivo foi estabelecer futuras parcerias na área de medicina tropical e epidemiologia, assim como intercâmbio de estudantes.

Ambas as partes demonstraram interesse em fortalecer o acordo interinstitucional já existente entre as duas casas. “A Fiocruz é uma instituição de peso, com muito a agregar. Acredito que uma parceria com nossa Universidade possa gerar benefícios para uma grande parcela da população”, garantiu Mejía. Além do intercâmbio, outras propostas sugeridas pelos participantes foram a promoção de uma oficina de trabalho para conhecimento entre os pesquisadores e uma linha de pesquisa sobre malária na fronteira entre Brasil e Colômbia.

A Universidade CES é uma organização privada, sem fins lucrativos, que oferece cursos de graduação a nível tecnológico e profissional em todas as áreas do conhecimento. Possui diversos acordos com universidades dos Estados Unidos, Europa e América Latina, oferecendo a estudantes e pesquisadores oportunidades de programas de intercâmbio. Para saber mais, acesse: http://www.ces.edu.co. (external link)