Representantes do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e da Universidade de Glasgow, da Escócia, selaram na quinta-feira (9/5) um acordo com vistas ao intercâmbio de informações, pesquisadores e estudantes de pós-graduação; elaboração de projetos de pesquisa; e organização de simpósios e seminários na área de parasitologia molecular e outros campos de interesse mútuo.

Motivada pela atuação de pesquisadores da Fundação na universidade na área de parasitologia molecular nos últimos meses, a parceria será importante para o Brasil, já que o país é acometido por várias enfermidades provocadas por parasitas, como doença de Chagas, malária e outras doenças negligenciadas.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Jorge Bermudez, propôs que as instituições também desenvolvam ações conjuntas na área de doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, uma vez que o objetivo da Fundação é ampliar suas ações para além do campo de doenças infecciosas. Também presente no encontro, o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, sugeriu que a cooperação entre as duas instituições também seja voltada a estudos sobre dengue. “Como não há casos dessa doença lá, essa parceria daria a eles uma oportunidade de fazer um trabalho de campo no Brasil, utilizando a Fiocruz como um bom campo de trabalho em conjunto”, disse. Morel também sugeriu um futuro workshop para discutir os caminhos científicos da cooperação.

Também participaram da reunião José Roberto Ferreira, coordenador técnico do Cris, Álvaro Matida (Cris), Floriano Paes (IOC), Cristina Guilam (CGPG/VPEIC), Nísia Lima (VPEIC), Milton Moraes (IOC), Patrícia Veras (CPQGM/Fiocruz) e Samuel Goldenberg (ICC/Fiocruz).


Jeremy Montram, professor do Instituto Wellcome Trust do Departamento
de Parasitologia Molecular e Doenças Negligenciadas na Universidade de
Glasgow: “Nossa intenção é cooperar nos campos de infecção e imunologia,
virologia molecular e clínica e bacteriologia".

*Agência Fiocruz de Notícias