O professor Lawrence Gostin visitou a Fiocruz nesta sexta-feira, 31 de agosto, e participou de reunião com o corpo técnico do Cris. Gostin é professor titular de “saúde pública” da John Hopkins University e da Georgetown University, nos Estados Unidos, além de dirigir o centro de legislação em saúde publica desta última universidade.

O professor, que também preside o Instituto O’neill de Saúde Nacional e Global, veio ao Brasil fazer uma explanação do seu projeto submetido e endossado pelo secretário geral da ONU em abril do ano passado, Ban K. Moon, sobre uma Convenção-Quadro Sobre Saúde Global (Framework Convention on Global Health).

De acordo com o professor, “os países devem assumir compromissos com a solidariedade global baseado nos princípios da responsabilidade compartilhada perante a comunidade mundial”. Ainda segundo ele, seguindo o exemplo de mobilização mundial ocorrida por ocasião da epidemia da AIDS, “a comunidade mundial deverá ser sensibilizada para uma futura Convenção-Quadro Sobre Saúde Global sobre o principio de 'saúde para todos, justiça para todos'”.


José Roberto Ferreira, Paulo Buss e Lawrence Gostin em reunião no Cris,
discutindo acerca de saúde pública global